sábado, 26 de julho de 2014

PRECIOSA: A SAGA DE UMA JOVEM EXCLUÍDA E VIOLENTADA SEXUALMENTE


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
PIBID PEDAGOGIA

Preciosa: a saga de uma jovem excluída e violentada sexualmente

Por: Zélia Clarinda de Assis

O drama do filme “Preciosa” projeta a rotina de vida de uma jovem que está grávida de seu segundo filho; ambos são frutos de violência sexual, cujo autor da violência é seu próprio pai.
Como uma típica garota de periferia, Preciosa sofre a situação de marginalização por ser de uma família pobre e negra nos Estados Unidos na década de 1970. Além disso, Preciosa é uma jovem obesa, o que lhe acarreta mais um forte estigma social. Sonha, portanto, em ser uma garota branca e magra de cabelos lisos, mas como tal sonho é impossível, se contentaria em pelo menos, namorar um rapaz de pele clara, perfazendo o ideal racista de “branqueamento” muito difundido décadas atrás.
Neste contexto de exclusão, a família de Preciosa não poderia ser pior. Seu pai a estupra eventualmente, trabalha o dia todo nos afazeres domésticos, especialmente na cozinha (que aliás, admite gostar de cozinhar), além de suportar a violência doméstica cometida por sua mãe que constantemente a constrange com palavras de baixo calão. Interessante que Preciosa parece suportar tudo isso com certa resignação, deixando-se iludir por devaneios de uma vida em uma família idealizada. No filme esses devaneios são constantes quando mostra os casos mais críticos de violência.
A relação de Preciosa com sua mãe é intrigante. Esta é ciente do incesto do marido para com a filha, mas nada fez para evitar essa situação. No final do filme, revela frente à assistente social que tinha graves ciúmes de sua filha que teria “roubado” seu “homem”. Por isso mesmo a odiava. Preciosa admite que não conhecia outra forma de amor além daquela fornecida pelo incesto.
Neste contexto de violência doméstica e marginalização e de uma escola que não contemplava as diferenças, Preciosa não conseguiu grandes avanços na Educação, de modo que, sem ler nem escrever, é orientada pela Diretora da escola que frequenta a se matricular em uma escola alternativa, composta por alunas com diversos problemas estruturais. Aí, nesse novo ambiente escolar, se descobre como ser humano capaz de conscientizar-se, refletindo sobre sua própria situação existencial, graças sobretudo, à atitude da nova professora que fomenta a participação dos/das alunos/as em sala de aula, ouvindo seus dilemas e aconselhando-os/as.
Ao dar à luz seu segundo filho, Preciosa vê-se obrigada a pedir ajuda a professora que a acolhe temporariamente em sua residência. Nesse ínterim, descobre que a professora mantém um relacionamento homoafetivo com outra mulher, contribuindo para destruir seus preconceitos com relação à homossexualidade.
Posteriormente consegue vaga em um abrigo para jovens, sempre acompanhada por seu recém-nascido que não deixa ser posto para adoção. Alega que não pretendia perder o filho.
No final do drama, a notícia de que o pai morrera de Aids a faz confirmar que também está infectada com esse vírus, o que não a impede de seguir em frente em sua trajetória de superação dos contextos de exclusão e violência.


Referência:
Preciosa: uma História de Esperança. Dublado. Direção de Lee Daniels, Estados Unidos: 2009. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iwuU9guf7nI   Acesso em: 08 de maio de 2014.

Para acessar o texto no Slideshare clique no link: PRECIOSA: A SAGA DE UMA JOVEM EXCLUÍDA E VIOLENTADA SEXUALMENTE

sábado, 12 de julho de 2014



MINHA VIDA EM COR-DE-ROSA

                                                                                                                           Por: Marco Polo Amaral

“Ludovic (Georges Du Fresne) vive com a sua família em um belo e tranquilo subúrbio de Paris. Mas a pacata vida de sua família irá transformar-se quando o pequeno Ludo revela o seu maior sonho: ele tem toda certeza de que quer ser uma garota.
Divertida e emocionante, essa premiada e comovente história é permeada de fantasia e trata da aceitação das diferenças com uma doçura inigualável.”
Fonte: Interfilmes






Trailer


Ficha do filme:
Título no Brasil: Minha Vida em Cor-de-Rosa
Título Original: Ma vie en rose
Ano de Lançamento: 1997
País de Origem: Bélgica / França / Reino Unido
Duração: 88 minutos
Direção: Alain Berliner
Estúdio/Distribuição: Classic Line

REFERÊNCIA
Site Interfilmes. Minha vida em cor de rosa. Disponível em: <http://www.interfilmes.com/filme_19485_Minha.Vida.em.Cor.de.Rosa-(Ma.vie.en.rose).html> Acesso em: 12 de junho 2014



sexta-feira, 11 de julho de 2014

MINICURSO ARTE E EDUCAÇÃO - MULHERES NAS ARTES


O minicurso, de caráter reflexivo, discutirá a (in)visibilidade das mulheres nas artes. As discentes do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras, sob a orientação da Professora Drª Cláudia Maria Ribeiro elegeram algumas artistas nacionais e as apresentará, com intuito de problematizar a inserção das mulheres nos mais diversos tipos de artes.

Programação
Data: 19/07/2014
Período: 08h00 às 17h00
Loca: Anfiteatro Departamento de Educação UFLA
Carga Horária: 08 Horas
Certificado: Será conferido certificado de participação no evento.
Vagas 35 (Limitadas)

INSCRIÇÕES: Deverão ser realizadas através de formulário eletrônico no seguinte endereço: https://docs.google.com/forms/d/13i2YMClZMsnhs4GW0USbBp5GByYI5DuNgk9sVCda1jc/viewform?usp=send_form#start=openform

08h00 Credenciamento e Café
09h00 Profª Drª Cláudia M. Ribeiro: Artemísia Genti-leschi - Pintora
09h40 Ana Cristina Sá: Chiquinha Gonzaga - Musicista
10h20 Cleonice M. Silva: Julieta de França - Escultora
11h00 Andresa Lima: Adriana Varejão - Artista plástica
14h00 Maria Camila Lima: Djanira da Motta e Silva - Pintora, desenhista, ilustradora e cenógrafa
14h40 Catia A. Verissimo: Nair Benedicto - Fotógrafa
15h20 Café
15h40 Simone Torres: Ana Botafogo - Bailarina
16h20 Rita de Cássia Batista: Mag Magrela - Grafiteira
17h00 Encerramento.


LINKS ÚTEIS

                                                Departamento de Educação - UFLA


 Projeto Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil                                                Projeto Educação Inclusiva: Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nas Redes de Proteção


 Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil                                                Grupo de Trabalho (GT 23) "Gênero, Sexualidade e Educação"





  



sábado, 5 de julho de 2014



BILLY ELLIOT

"Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade."

Fonte: Site Adorocinema.

Trailer (em inglês)


Ficha do filme
Duração: 1h51min     
Direção: Stephen Daldry
Com: Jamie Bell, Gary Lewis, Julie Walters mais
Gênero: Comédia dramática , Musical
Nacionalidade: Reino Unido


Ano de produção: 1999

REFERÊNCIA 
Site Adorocinema. Billy Elliot. Disponível em: < http://www.adorocinema.com/filmes/filme-11295/> Acesso em 05 de junho de 2014


quinta-feira, 3 de julho de 2014

SEMINÁRIO "AMPLIANDO DIÁLOGOS"

                                                                                                                           Por: Marco Polo Amaral

O Seminário "Ampliando Diálogos", organizado pelos coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid da Universidade Federal de Lavras - UFLA foi  realizado no dia 07 de junho de 2014, teve como objetivo proporcionar a integração entre os bolsistas do vários Pibids da Universidade e um debate sobre as ações que estão sendo desenvolvidas nas escolas de Lavras.
O evento realizou-se no salão de convenções da UFLA, com apresentação de pôsteres sobre os trabalhos realizados pelos Pibids, e com uma palestra proferida pelo professor da Universidade São Paulo - USP Marcos Neira abordando o tema  "Vivendo a diversidade no cotidiano escolar".



PREOCUPADO COM O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA INTERNET? QUER CONVERSAR?



 Cartilha Safernet
                                                                                            Por: Juliana Graziella Martins Guimarães
                                                                                                                               Marco Polo Amaral


Cartilha desenvolvida pela SaferNet Brasil sobre o Helpline BR, que é um canal de ajuda, on-line, gratuito, criado especialmente para ajudar educadores, pais, adolescente e crianças sobre o uso seguro da Internet, tirando dúvidas sobre perigos na rede e ajudando quem sofre algum tipo de violência, chantagem ou discriminação na internet. A cartilha aborda temas como os cuidados e segurança para a utilização das redes sociais, o cyberbullying, o sexting, o uso excessivo da internet entre outros assuntos.


Para fazer o download da cartilha clique na imagem.

Para visualizar a cartilha no slideshare clique no link: Preocupado com o que está acontecendo na internet? Quer conversar?

Para acessar o Helpline BR clique no link: Helpline BR



REFERÊNCIAS
Educadores Netdiscas SaferNet. Disponível em: <http://new.netica.org.br/educadores/cartilhas?view=true> Acesso em: 03 de julho de 2014.
SaferNet Brasil. Preocupado com o que acontece na internet: quer conversar? /Organizadores : Juliana Andrade Cunha, Rodrigo Nejm. 2. ed. – Salvador : SaferNet Brasil, 2012. 
Disponível em: <http://www.safernet.org.br/divulgue/banners/cartilha2012-web-150.pdf> Acesso em: 03 de julho de 2014.