sábado, 26 de julho de 2014

PRECIOSA: A SAGA DE UMA JOVEM EXCLUÍDA E VIOLENTADA SEXUALMENTE


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
PIBID PEDAGOGIA

Preciosa: a saga de uma jovem excluída e violentada sexualmente

Por: Zélia Clarinda de Assis

O drama do filme “Preciosa” projeta a rotina de vida de uma jovem que está grávida de seu segundo filho; ambos são frutos de violência sexual, cujo autor da violência é seu próprio pai.
Como uma típica garota de periferia, Preciosa sofre a situação de marginalização por ser de uma família pobre e negra nos Estados Unidos na década de 1970. Além disso, Preciosa é uma jovem obesa, o que lhe acarreta mais um forte estigma social. Sonha, portanto, em ser uma garota branca e magra de cabelos lisos, mas como tal sonho é impossível, se contentaria em pelo menos, namorar um rapaz de pele clara, perfazendo o ideal racista de “branqueamento” muito difundido décadas atrás.
Neste contexto de exclusão, a família de Preciosa não poderia ser pior. Seu pai a estupra eventualmente, trabalha o dia todo nos afazeres domésticos, especialmente na cozinha (que aliás, admite gostar de cozinhar), além de suportar a violência doméstica cometida por sua mãe que constantemente a constrange com palavras de baixo calão. Interessante que Preciosa parece suportar tudo isso com certa resignação, deixando-se iludir por devaneios de uma vida em uma família idealizada. No filme esses devaneios são constantes quando mostra os casos mais críticos de violência.
A relação de Preciosa com sua mãe é intrigante. Esta é ciente do incesto do marido para com a filha, mas nada fez para evitar essa situação. No final do filme, revela frente à assistente social que tinha graves ciúmes de sua filha que teria “roubado” seu “homem”. Por isso mesmo a odiava. Preciosa admite que não conhecia outra forma de amor além daquela fornecida pelo incesto.
Neste contexto de violência doméstica e marginalização e de uma escola que não contemplava as diferenças, Preciosa não conseguiu grandes avanços na Educação, de modo que, sem ler nem escrever, é orientada pela Diretora da escola que frequenta a se matricular em uma escola alternativa, composta por alunas com diversos problemas estruturais. Aí, nesse novo ambiente escolar, se descobre como ser humano capaz de conscientizar-se, refletindo sobre sua própria situação existencial, graças sobretudo, à atitude da nova professora que fomenta a participação dos/das alunos/as em sala de aula, ouvindo seus dilemas e aconselhando-os/as.
Ao dar à luz seu segundo filho, Preciosa vê-se obrigada a pedir ajuda a professora que a acolhe temporariamente em sua residência. Nesse ínterim, descobre que a professora mantém um relacionamento homoafetivo com outra mulher, contribuindo para destruir seus preconceitos com relação à homossexualidade.
Posteriormente consegue vaga em um abrigo para jovens, sempre acompanhada por seu recém-nascido que não deixa ser posto para adoção. Alega que não pretendia perder o filho.
No final do drama, a notícia de que o pai morrera de Aids a faz confirmar que também está infectada com esse vírus, o que não a impede de seguir em frente em sua trajetória de superação dos contextos de exclusão e violência.


Referência:
Preciosa: uma História de Esperança. Dublado. Direção de Lee Daniels, Estados Unidos: 2009. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iwuU9guf7nI   Acesso em: 08 de maio de 2014.

Para acessar o texto no Slideshare clique no link: PRECIOSA: A SAGA DE UMA JOVEM EXCLUÍDA E VIOLENTADA SEXUALMENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário