Elizabeth Ap. Alves
Melissa Cristiane Pereira
I Oficina 09/04/2015
Turma:
4º ano
Idade:
9 a 10 anos
Escola:
Escola Estadual Azarias Ribeiro
Objetivos: Identificar as questões de
gênero e seus estereótipos
Materiais Utilizados: “Menino Brinca de
Boneca?” – Marcos Ribeiro.
Dinâmica: Leitura do livro “Menino
Brinca de Boneca?” – Marcos Ribeiro.
Atividade:
Escrever por que é bom ser menina e o por que é bom ser menino.
M começou a mediar oficina, com a leitura
do livro “Menino brinca de boneca?” e pediu para que
eles e elas sentassem em
roda. E perguntou: - Vocês acham que menino brinca de boneca?
C: Não...a maioria respondeu!
M: - Não? Tem certeza? Por que
vocês acham que não?
C: - Menina brinca de boneca e menino de
carrinho.
M: - Vamos prestar atenção na história e
descobrir?
As crianças ficaram bem atentas e
prestaram bastante atenção.
PH: - As meninas tem medo de bichos,
quando veem um bicho saem gritando. Os meninos não tem medo de bicho.
R: Credo!
N: Gostei da última parte da história, quando
os meninos estão sujos.
R: Menina suja é porca! Menino brinca de
boneca e menina pode brincar de carrinho.
V: Gostei da segunda parte do livro. Tem
meninos medrosos também.
J: Meninos são diferentes das meninas no
corpo. Os meninos tem bigode, tem pênis e as meninas vagina.
W: Os meninos tem pelos no pênis.
(risos)
RA: Menina não tem pelo na vagina. Eu
não tenho. Você tem? dirigiu se as mediadoras E e M.
M:
- Sim nós temos pelos na vagina por isso somos adultas e você quando for adulta
também vai ter (risos).
RA: vocês raspam?
E: sim, quem quiser pode depilar e
raspar, como os homens com a barba, alguns gostam dela grande outros fazem a
barba, vai do gosto da pessoa.
R: - Os meus já estão começando a
crescer.
W: - Eu só gostei da parte da história
onde os personagens estão pelados.
L:- Mulheres também podem jogar futebol,
vôlei e praticar todos os esportes.
R: - Gostei da parte do livro azul
porque somos homens. Menino não brinca de boneca. Se eu ganhar uma boneca dou
uma bicuda nela!”
JP:
- Por que não inventa a história da menina que ganhou um carrinho?
Relatos
da mediadora M:
Como moderadora da
oficina percebi que assim como nas outras oficinas as crianças ficaram vidradas na história. Na hora da
leitura mostro as figuras e problematizo com elas, por exemplo: - Vocês acham
que homem tem medo de barata? E meninas
podem ser fortes? E os meninos podem ser fracos? E assim por diante.
Expliquei que elas iriam receber uma
folha, traçar uma linha no meio da folha e de um lado iriam colocar: O por que
é bom ser menino? E o por que é bom ser menina?
C: Fez a linha do centro e desmanchou
várias vezes; sempre fala que não consegue fazer nada e sempre pede para os
colegas o ajudarem;
R: No primeiro momento disse que não ia
fazer, eu perguntei por quê ? – Fui
ele dormir às 04 h 00 min porque fiquei assistindo filme;
RS: - Não consigo escrever, não consigo
fazer nada eu sou burra.
PH: – O que tem menino brincar de
boneca? Na novela que eu assisto depois de Chiquititas, o Carrossel tem menina
que anda de skate.
Relatos
da mediadora E:
Menina tem medo de bicho, cita PH quando a
mediadora M ainda está lendo o livro. Mais adiante comenta: eu sou gordinho,
nem por isso sou menina. Ainda PH, as meninas grandes não brincam.
Ao chegar à parte da história onde há uma
figura masculina e feminina nua, com os genitais a mostra K se assusta e diz: O
que? Pênis e vagina?
A turma ficou numa gargalhada que
só. Então começou o cochicho entre eles e elas
Ao
perguntar sobre a parte da história que mais gostaram:
N: gostou da parte onde os meninos falam de
suas qualidades. Ainda diz: menina quando se suja é porca.
L: gostou da parte onde a mãe do personagem da
história grita com ele para largar a boneca.
PH: gostou da parte da história que a menina
grita ao ver a barata.
V: gostou da parte que cita que os meninos são
mais espertos.
A mediadora M pergunta: tem menino
medroso? A turma se divide entre o sim e não como resposta. Mas ao perguntar: e
menina? A turma disse: tem.
P: tem menino bagunceiro.
JP: bem sério e pensativo responde de repente:
meninos e meninas têm diferenças no corpo. Os meninos tem bigode.
L: se arrisca e diz: as diferenças são o pênis
e a vagina
K: mulher tem seios
W: os meninos têm pelos no pênis
RA: curiosa pergunta-nos: vocês têm pelos?
Vocês raspam?
RÁ: os meus pelos estão começando a crescer,
eu tenho dez anos. Eu gostei da parte da mulher nua porque eu tenho que gostar
de mulher.
L: mulher pode jogar os mesmos esportes que o
homem como futebol e vôlei
C: gostou dos pelos e dos desenhos nus.
N: nós temos que gostar de vagina.
II
Oficina 16/04/2015
Elizabeth Ap. Alves
Melissa Cristiane Pereira
Objetivos: Desenvolver a criatividade,
imaginação e o interesse das crianças
Materiais Utilizados: Quadro negro e giz
Dinâmica:
A partir de uma ideia sugerida por JP, de criarmos um livro com o título: “A
menina que ganhou um carrinho” pedimos às crianças que criassem uma história
coletivamente e posteriormente fizessem os desenhos para ilustrar a mesma.
|
|
|
|
Ao começar a história, todos foram dando
suas opiniões e fomos juntando as ideias de cada um e anotando no quadro para
criarmos a história, todos com uma imaginação incrível foram dando sequencia as
falas dos colegas.
PH: - Era uma vez uma menina que ganhou
um carrinho no dia do seu aniversário.
L: Um belo dia uma menina ganhou um
brinquedo em seu aniversário
L: Um belo dia no parque Sofia (o nome
foi decidido entre eles e elas) ganhou um carrinho.
A mediadora da oficina pergunta: _ Onde
vocês acham que Sofia poderia ter ganhado o carrinho? a maioria decidiu que
seria no sorteio.
PH: - E ai Sofia foi a outras barracas e
ganhou: Um ursinho de pelúcia, uma boneca, peteca e um cachorrinho. Quando
chegou em casa Sofia queria muito brincar com o carrinho que havia acabado de
ganhar.
Porém seu pai disse:
- Sofia, não brinca de carrinho quem
brinca de carrinho é só menino. Então Sofia foi até o quarto e perguntou para
sua mãe se poderia brincar de carrinho.
W: - Mamãe posso brincar de carrinho?
W: - Claro filha, menina também brinca
de carrinho!
E quando Sofia foi brincar com o
carrinho seu pai chegou e ela saiu correndo para o quarto e fechou a porta.
L: - O pai bateu na porta e pediu para
Sofia abrir, ela guardou o carrinho debaixo da cama e fingiu que estava
brincando de boneca.
W: - No outro dia, Sofia foi para a
escola e levou o carrinho escondido dentro da mochila e viu seus colegas
brincando de carrinho no pátio da escola. Ela se juntou com os colegas e ficou
feliz por poder brincar pela primeira vez com os meninos de carrinho.
Natan – Seu pai entrando pela escola
para entregar o lanche que Sofia havia esquecido, percebeu que ela estava
brincando com o carrinho que tinha ganhado no sorteio. E seu pai ficou muito
bravo porque Sofia desobedeceu a suas ordens.
Seus colegas percebendo a situação disseram
ao pai de Sofia:
L: - Deixe Sofia brincar de carrinho
assim, quando ela crescer ela será uma excelente motorista.
O pai percebeu o erro que cometeu e
lembrou que na sua infância brincava de boneca e não brincava de carrinho por
isto ele não dirigia tão bem.
FIM
Ótimo trabalho meninas!!!
ResponderExcluir