terça-feira, 23 de dezembro de 2014

OFICINA: GÊNERO E SEXUALIDADE – PRESÍDIO DE LAVRAS

Por: Juliana Graziella Martins Guimarães

            No dia 25 do mês de setembro, foi realizada na Unidade Prisional de Lavras, uma oficina sobre gênero e sexualidade, que teve como objetivo esclarecer questões referentes a gênero e sexualidade sob a perspectiva da formação da masculinidade e feminilidade a partir dos personagens João e Maria, respectivamente. Além de trabalhar aspectos como afetividade, respeito e interação social, resultando em um momento participativo e prazeroso. Os curtas em formato de desenho animado “Minha vida de João” e “Era Uma Vez Outra Maria” foram exibidos aos alunos, que ao final foram provocados a participarem com reflexões ilustradas por meio de recontos e desenhos das cenas marcantes.
             Durante a exibição da história de João, alguns custodiados manifestaram a respeito das intervenções feitas pelo lápis, dizendo que ele representava a sociedade e tudo aquilo que ela nos impõe.
            Outra manifestação marcante durante a oficina aconteceu no momento em que João engravidou Maria. Para os custodiados ali presentes o choro de João não aliviaria ou diminuiria a responsabilidade de assumir o filho.
            Durante a exibição de “Era Uma Vez Outra Maria”, a maioria constatou que João era o tipo de pessoa que aceitava tudo que a sociedade lhe impunha, ao contrário de Maria que escrevia a sua história como queria, e lutava contra uma sociedade machista repleta de padrões pré-estabelecidos.
            Questões acerca do respeito ao próximo, empatia e lutas contra uma sociedade machista e desigual foram levantadas. Colocações como “pra mulher é sempre mais difícil”, “aí o João perdeu!”, “vai chorar agora João?” estabeleceram uma conversa descontraída e agradável a todos.
            A atividade foi registrada na Intranet da Secretaria de Estado de Defesa Social, possibilitando que outras Unidade Prisionais do Estado partilhassem dessa experiência única e produtiva que rendeu algumas conversas pelos corredores do Presídio e em outros momentos de atendimento aos presos conforme relatos de alguns profissionais que compõe a equipe multidisciplinar de atendimento.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário